VP da empresa espera que a maioria dos usuários adote o modo, que deve surgir no update Redstone 4.

Microsoft espera que a “maioria dos usuários” vai aproveitar o Windows 10 em seu novo modo S, afirmou o VP corporativo da empresa, Joe Belfiore, em um post no blog da companhia na noite da última quarta-feira (7/3).

No entanto, Belfiore sugeriu um lançamento bem antes disso em seu novo post, dizendo que os usuários poderiam comprar um PC com o modo Windows 10 S perto da chegada da próxima atualização de recursos do Windows 10. Esse update, chamado de Redstone 4, deve aparecer nos PCs no início de abril.

Mas para quem não está interessado no novo modo Windows 10 S, há uma mudança ainda mais importante. Independentemente se o consumidor escolher por um PC com o Windows 10 Home, Pro ou comercial, o upgrade do modo S para as versões completas será gratuito.

“A partir do próximo update do Windows 10, que chega em breve, os consumidores poderão escolher comprar um novo PC com Windows 10 Home ou Windows 10 Pro com o modo S habilitado, e os usuários comerciais poderão implementar o Windows 10 Enterprise com o modo S habilitado”, afirmou Belfiore no blog da empresa de Redmond.

Se o modo S do Windows 10 é o padrão para novos PCs Windows 10 parece algo discutível neste momento. Apesar de apenas o Surface Laptop e alguns aparelhos educacionais usarem o Windows 10 S, Belfiore fez uma afirmação ousada: “Esperamos que a maioria dos usuários vai aproveitar os benefícios do Windows 10 no modo S.”

A Microsoft claramente espera que novos aparelhos usarão o Windows 10 S no futuro. Apesar de não ter fornecido detalhes, Belfiore afirmou que existem mais de 20 aparelhos com o Windows 10 S habilitado. “Esperamos ver novos aparelhos Windows 10 com o modo S, disponíveis por meio dos nossos parceiros nos próximos meses, então volte aqui para verificar atualizações”, afirmou.

Windows 10 S

A empresa lançou o Windows 10 S no ano passado como uma versão separada do Windows, focada em parte em fornecer uma versão segura e gerenciável do sistema para escolas.

Atualmente, a Microsoft vende o Windows 10 S e o Windows 10 como versões separadas. O Windows 10 S funciona apenas com aplicativos UWP (Plataforma Universal do Windows) que a própria companhia fornece a partir da sua loja de apps.

Por que isso importa

As afirmações ousadas da Microsoft sobre a previsão de participação do Windows 10 S potencialmente mudam o mercado. Se mais de 50% do mercado usar o Windows 10 no modo S, então apps UWP e os ainda não lançados Progressive Web Apps se tornarão muito mais importantes no ecossistema da Microsoft.

Fonte: Computer World