GoogleNovo projeto de código aberto espera eliminar a necessidade de lembrar senhas e fazer usuário se logar instantaneamente em aplicativos no Android

O Google deu um grande em sua guerra contra as senhas. A empresa criou um sistema de código aberto para usuários logarem em aplicativos de forma automática e segura usando um gerenciador de senhas.

Em parceria com a Dashlane e outros gerenciadores de senha, o novo projeto de código aberto chamadoOpen Yolo (You only login once) tem como objetivo fornecer uma conexão segura entre aplicativos de terceiros e gerenciadores de senha. Usando o sistema, usuários só precisam se logar no gerenciador de senhas para acessar todos os apps, sem ter de redigitar nomes de usuário ou senhas.

“Para se manter um passo à frente da demanda do mercado, o Google e a Dashlane estão ajudando a criar uma solução de autenticação de app sem costura, universalmente aceitável para Android, aumentando sua segurança on-line”, conta o gerente da comunidade Dashlane, Malaika Nicholas.

Segundo ele, no futuro, a API chegará além de dispositivos Android, e se tornará universalmente implementada por aplicativos e gerenciadores de senha de qualquer sistema operacional.

Muitos gerenciadores de senha já permitem que usuários façam login usando recursos de acessibilidade em um smartphone no Android, que atuam como outro teclado virtual para digitar detalhes de login, mas a implementação não é universal. A Apple tem uma solução mais integrada, permitindo que gerenciadores de senha se conectem diretamente em serviços, mas alguns aplicativos não apoiam o recurso.

O que acontece atualmente é que a reutilização de senhas simples tornou-se um problema real para a segurança. Senhas únicas com menos de 14 caracteres não são mais recomendadas, mas é quase impossível para o usuário lembrar suas dezenas de senhas. Sistemas de segurança biométricos que utilizam impressão digital ou para identificar um usuário estão se tornando populares, mas não podem ser usados em todas as situações.

Fonte: Itforum 365