BPO Contratos

“O BPO (Business Process Outsourcing) é um procedimento cada vez mais adotado pelas companhias com intuito de terceirizar processos de modo a obter foco no core business da empresa” – Dilson Funaro, Diretor da LG.

Atualmente, desde pequenas empresas a grandes companhias de capital aberto possuem demandas relativas a contratos, visto que no desenvolvimento de qualquer atividade, são envolvidos tomadores ou fornecedores de serviços ou produtos, os quais têm, em sua maioria nos dias de hoje, relações empresariais formalizadas por instrumentos contratuais.

Diante de tal necessidade, as empresas despendem custo, mão de obra e foco em um Departamento Contratual que, em pese, seja imprescindível e relevante, e que, na maior parte das vezes, não se destaca enquanto produto ou serviço principal da companhia, fazendo com que esta envide esforços para a organização e produtividade de um departamento que lhe é importante, porém, complementar e acessório.

A confecção e a gestão de instrumentos contratuais, usualmente, não fazem parte do foco da empresa, que é vender seu produto ou serviço e manter seus respectivos clientes. Considerando essa realidade e necessidade da maioria absoluta das empresas, surgiu o BPO, consistente na terceirização ou outsourcing de um trabalho relevante e complexo, sobre o qual a empresa não pode e não deve se debruçar, já que precisa focar em seu negócio.

Assim, a possibilidade de terceirizar todo o trabalho envolvendo os contratos da companhia, desde a elaboração do documento, debates acerca de clausulados com partes contrárias, até a gestão de sua vigência e seu reajuste de valor, proporcionam à empresa, diversas vantagens. Com a terceirização dos serviços de elaboração e análise dos instrumentos contratuais, a companhia passa a contar com um serviço desenvolvido por profissionais capacitados e especializados, e com a segurança e profissionalismo de uma empresa que desenvolve, exclusivamente, a atividade em questão. Além disso, a possibilidade de realizar a gestão do instrumento contratual permite, além da confiança na correta confecção dos documentos, que os prazos, garantias e o nível de serviço contidos no mesmo documento, sejam observados por profissionais direcionados ao acompanhamento do desenvolvimento do contrato da empresa.

Portanto, o outsourcing do trabalho envolvendo a confecção de instrumentos contratuais e a respectiva gestão de contratos implica em obtenção de serviço prestado com especialidade, responsabilidade e, acima de tudo, redução de custos, visto que organizações internacionais estimam que, em uma visão conservadora, a gestão de contratos permite, a curto prazo, uma economia de 10% (dez por cento) a 15% (quinze por cento), visto que o controle permite a redução de gastos e constante avaliação dos serviços prestados, e possibilidades de renegociações com melhor margem.

É dessa forma que o outsourcing consiste na confecção e gestão de instrumentos contratuais, proporcionando à empresa, um serviço especializado, a redução de custos e a oportunidade de envidar esforços concentrados em se destacar no mercado, desenvolvendo a atividade empresarial, a qual a companhia se destina, focando em seus negócios e no sucesso da empresa.

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