Procura por especialistas em Elixir cresce a cada dia e tanto programadores experientes quanto iniciantes buscam dominar a linguagem como diferencial de carreira.

Criada no Brasil, a linguagem de programação Elixir vem crescendo em popularidade no País e no mundo por combinar desempenho, disponibilidade e facilidade para programar. A procura por profissionais especializados em Elixir cresce a cada dia e tanto programadores experientes quanto iniciantes buscam dominar a linguagem como diferencial de carreira.

“O Elixir é funcional, moderno e dinâmico. Permite resolver problemas de escalabilidade e tolerância a falhas sem abrir mão da produtividade. Suas principais áreas de aplicação são: website, apps com alto número de troca de mensagens e telecomunicações. Aprender a programar em Elixir é um ótimo investimento para quem já domina as principais linguagens do mercado e para os que procuram dar os primeiros passos na carreira de desenvolvedor”, explica Roger Garcia, Chief Technology Officer (CTO) da Quero Educação, maior startup de tecnologia para Educação do país.

E a boa notícia é que é possível aprender a programar em Elixir sem sair de casa e sem pagar nada por isso. Confira dois cursos on-line para você dar os primeiros passos ou tirar dúvidas sobre essa linguagem 100% brasileira.

1. Elixir School

Lições sobre a linguagem de programação para diferentes níveis de conhecimento – Básico, Avançado e Específico. Os módulos exploram desde como instalar o código até a etapa de Debugging, passando por tratamento de erros. Oferece ainda bibliotecas (Poolboy, Benchee e Bypass). Os conteúdos estão disponíveis em português e inglês. Gratuito.

2. Elixir-lang.org

Além de informações sobre os conceitos fundamentais da linguagem de programação, disponibiliza um guia para iniciantes com 23 tópicos, todos abordados de forma prática e com explicação detalhada do funcionamento do código. Há ainda guias Mix e OTP e de metaprogramação. Os conteúdos estão disponíveis em inglês. Gratuito.

Fonte: Computer World